A maioria de nós passa muitas horas do dia olhando para as telas digitais de nossos telefones, tablets e computadores à distância, muito perto de nossos olhos. Na verdade, se você está lendo este blog, significa que neste momento você está mantendo seu olhar em uma dessas telas e a grande maioria emite uma grande quantidade de luz azul prejudicial , que as defesas naturais de nossos olhos são incapazes de filtrar para neutralização .
A luz visível aos olhos humanos é a mistura de outras luzes de cores diferentes. Vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta: vemos perfeitamente quando a natureza nos dá a oportunidade de testemunhar um Arco-íris. Artificialmente, em laboratórios óticos, também pode ser ocasionada a separação da luz branca em suas cores.
Cada uma dessas cores que percebemos são luzes com diferentes comprimentos de onda e frequências. As luzes coloridas (ciano, azul e violeta) são as de maior energia, nós as chamamos de luz azul e são aproximadamente 25% da luz branca que nos rodeia.
“Estudos científicos dedicados a este assunto confirmam que longos tempos de exposição à luz azul podem causar problemas e danos aos nossos olhos a curto e longo prazo.”
As lâmpadas fluorescentes, as luzes LED e as telas dos nossos celulares, tablets, computadores e televisores emitem grandes quantidades de luz azul prejudicial. O uso de todos esses dispositivos implica em mantê-los muito próximos de nossos olhos e por muito tempo. Atitude que pode nos causar em curto prazo cansaço visual, dor de cabeça e até desconforto físico e mental . A longo prazo, o uso prolongado desses dispositivos pode causar danos às delicadas estruturas internas de nossos olhos. Nossas retinas podem ser afetadas de tal forma que o aparecimento de doenças oculares, como a DMRI, pode ser acelerado(degeneração macular relacionada à idade), uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. Também se presume que outras partes de nossos órgãos visuais podem ser afetadas pela exposição contínua a luzes de alta energia. O aparecimento de cataratas e outras patologias oculares podem ser suas manifestações. Além disso, hábitos crônicos com esses equipamentos eletrônicos também podem ter efeitos prejudiciais em nosso estado geral de saúde, alterando os padrões que regulam nossas horas de sono e nosso ritmo circadiano.
Os filtros naturais de nossos órgãos visuais não nos fornecem proteção suficiente para um fluxo contínuo e permanente de luzes nocivas. Mas podemos reduzir significativamente a quantidade de luz prejudicial que atinge nossos olhos , usando lentes e revestimentos que colocamos em nossos óculos especialmente projetados para bloquear grande parte da luz prejudicial. Esses tratamentos especiais podem ser aplicados às lentes que usamos permanentemente ou às lentes que vamos usar apenas na frente de nossas telas.. Eles irão bloquear efetivamente a luz ultravioleta que vem do sol e a luz azul dos dispositivos digitais, ajudando-nos a prevenir situações de estresse visual e doenças oculares, enquanto permitem a passagem da luz necessária para garantir uma visão clara. E o bem-estar geral de todos os usuários.